Governo da Bahia anunciou na reunião criação de organismo para organizar demandas dos consórcios.
Os presidentes dos consórcios filiados à Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBahia) se reuniram em assembleia nesta terça-feira (24), no auditório da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), em Salvador. Na plenária foi aprovada a prestação de contas anual da entidade e definida a data da eleição e posse da nova diretoria, que ocorrerá em ato conjunto, no mesmo dia da posse da nova diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB), em 14 de março. Os gestores presentes também receberam o anúncio da criação de uma coordenação de organização de consórcios no Governo do Estado da Bahia.
“Queremos deixar claro o nosso compromisso com os consórcios e com cada município, pela importância que tiveram nesta nossa caminhada. Vamos funcionar no antigo prédio da FLEM, sob a coordenação de Cícero Monteiro, que todos aqui conhecem a competência”, anunciou o chefe de gabinete do governador Jerônimo Rodrigues, Adolpho Loyola, explicando a ideia é ter atuação semelhante à Secretaria de Assuntos Federativos do Governo Federal. Com ampla experiência em diversas secretarias do estado, incluindo o comando da pasta de relações institucionais, no governo Wagner, Cícero Monteiro afirmou que a coordenação terá papel articulador com as demais secretarias. “Entramos para trabalhar junto com a FEC e a UPB para ser um facilitador das demandas dos consórcios junto ao Governo do Estado”, pontuou.
A notícia foi comemorada pelo presidente da FECBahia e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, que fez questão de destacar a parceria com o governo do estado em ações importantes para estruturação dos consórcios nos últimos anos, incluindo a articulação para aprovar na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 24.549/20, que institui o Programa Consórcios Municipais da Bahia. Wilson Cardoso acrescentou que a bandeira da FEC segue sendo a captação de investimentos para que todos os municípios da Bahia tenham as estradas vicinais cascalhadas e a melhoria da infraestrutura hídrica. “Com Rui na Casa Civil do governo Lula, Wagner e Otto em Brasília, cria uma esperança maior do papel institucional da UPB e da FECBahia para buscar nos ministérios recursos para o desenvolvimento dos nossos municípios”, reforçou.
O vice-presidente da UPB, prefeito Quinho de Belo Campo, saudou os presidentes de consórcios e destacou a importância da atuação conjunta da UPB com a FECBahia. “Esse é um momento ímpar dos consórcios na Bahia, é a consolidação. E tenho a certeza que, através do trabalho sério desenvolvido aqui, vamos multiplicar esses consórcios por todo o Brasil. Nós precisamos estar unidos e a UPB será ponte para ajudar os municípios a alcançar esse desenvolvimento”, afirmou Quinho que será o próximo presidente da UPB, após encabeçar a chapa única protocolada para eleição da entidade nesta segunda-feira (23).
Também na assembleia foi definida a filiação dos consórcios de saúde à FEC, que passará a ter 51 consórcios associados, atendendo diretamente 405 municípios e 90% da cobertura da população baiana. “Pra gente é uma alegria ver como os consórcios estão se consolidado e se transformando nesse instrumento de mais valorização das políticas públicas e isso é muito fruto do trabalho que foi feito nos últimos dois anos por Wilson, com um dinamismo, uma energia muito grande, que engrandeceu a FECBahia, que é a primeira federação de consórcios do Brasil”, destacou o vice-presidente da FEC, Thiancle Araújo, que está sendo apontado como nome para suceder Wilson Cardoso na presidência da federação. A mesa de condução da assembleia contou ainda com a presença do vice-presidente administrativo da FEC, prefeito Sivaldo Rios, de Campim Grosso, e o diretor da entidade, Antonio Valete, prefeito de Jussari.
FOTOS: Euro Amâncio
Publicada por: Wilde Barreto (site UPB)